rover-perseverance-chega-a-marte

Touchdown! Rover Perseverance chegou a Marte

19 de fevereiro, 2021 | cosmopolita.pt

A mais recente sonda terrestre a pôr os "pés" em Marte pretende recolher amostras do solo e ouvir os sons do planeta vermelho.

O rover Perseverance da NASA pousou com segurança na cratera de Jezero em Marte a 18 de fevereiro, dando início a uma nova era de exploração no planeta vermelho. Pela primeira vez, vamos tentar ouvir os ruídos de outro Mundo, colocar um helicóptero a sobrevoá-lo, recolher amostras da sua superfície e trazê-las de volta à Terra.

Como foi a descida?

Envolvido num escudo térmico protetor, o Perseverance passou pela fina atmosfera marciana e disparou um pára-quedas para diminuir a velocidade de descida. Numa manobra final, aparece um "guindaste no céu", e são disparados uma espécie de foguetes para abrandar suavemente o Perseverance - um robot de seis rodas do tamanho de um carro -, atingindo por fim a superfície marciana com enorme sucesso.


O rover pousou às 15h55, no horário do leste dos EUA, após uma viagem de quase sete meses pelo sistema solar. As primeiras imagens da superfície, obtidas através das tampas das lentes transparentes das suas câmaras anti-perigos, mostraram uma paisagem empoeirada, rodeada de pequenas rochas. O Perseverance assentou em chão praticamente liso e escuro da cratera de Jezero, cerca de 2 quilómetros a sudeste do que antes seria o delta de um rio, quando a cratera estava coberta de água. As suas falésias altas - as bordas daquele antigo delta - são pouco visíveis nas imagens iniciais capturadas pelo rover.

A chega do Rover foi tão tranquila quanto os engenheiros poderiam desejar. “Sinto-me como se estivéssemos num sonho”, disse Jennifer Trosper, vice-gerente de projeto da missão no Jet Propulsion Laboratory (JPL) em Pasadena, Califórnia. Nas próximas horas e dias, o rover fotografará os seus arredores e começará a testar os instrumentos científicos que carrega.

Qual é o objetivo da missão?

Esta missão da NASA pretende explorar a cratera de Jezero e recolher amostras de rochas do delta do rio e de um lago antigo que pode conter evidências de vida marciana passada. De futuro, o rover deixará essas amostras em certos pontos do solo de Marte, onde futuras aeronaves vão poder recuperá-las - tornando o Perseverance o primeiro passo num esforço de décadas para trazer rochas de Marte para a Terra.

Abaixo, a primeira fotografia tirada pela Perseverance, minutos após a sua chegada, e uma imagem da cratera que irá ser estudada.

cratera-jezero-marte

Imagens:

 

Fontes: