Comunidade

Quem somos, onde estamos e para onde vamos?
Sobre a comunidade

Os cosmopolitas são "cidadãos do mundo", atentos observadores de tudo o que os rodeia. São muito dados à descoberta e à exploração - de si mesmos, dos outros e de novos territórios. São bastante viajados, adaptáveis e receptivos.

 

Como ávidos consumidores que são, tanto de informação como de tecnologia, não têm tempo a perder com formatos de comunicação aborrecidos. Gostam de estar bem informados e de estar a par das últimas tendências.

 

Neste projeto, reunimos cosmopolitas que se entusiasmam, sobretudo, com o cosmos. Os astros estarão presentes em todos os conteúdos.

 

Identificas-te com algum destes perfis?

 

》Pessoas que gostam de astronomia ou outras ciências do espaço

Apesar de não constituirmos um suporte académico para cientistas, estamos confiantes de que esta audiência terá interesse nos artigos vamos partilhar. Sobretudo, se desejam explorar a transversalidade da astronomia na sociedade e no planeta.

 

》Pessoas que gostam de astros, mas que não se interessam por ciência

Os que se sentem interessados pelo espaço mas que têm pouco conhecimento sobre o assunto; pessoas que se interessam por astrologia, civilizações ancestrais ou misticismos, e pessoas que, pura e simplesmente, vêm magia e poesia no brilho das estrelas. Estamos confiantes de que terão interesse nas reflexões partilhadas nos nossos artigos.

 

》Pessoas que gostam de viagens, natureza, passeios nocturnos e exploração em geral

Viajantes incuráveis, grandes amantes do outdoors, curiosos de astrofotografia e interessados na história, geografia e cultura de cada país. Temos muito que vos contar acerca das origens, influências e celebrações desses territórios.

Sobre o blog

 

O nosso blog reúne testemunhos de viagem que inspiram a observar as estrelas. Paralelamente, pretende partilhar reflexões, curiosidades e encantos por detrás das descobertas científicas ligadas ao nosso meio e ao nosso céu. São conteúdos digitais que desejam suscitar a maravilha e curiosidade de cada leitor. Que ele se sinta, a cada visita, mais "cosmopolita". Por último, este projeto é, não só uma viagem pela esfera celestial, mas também pelo prisma humano. Não só observamos o mundo pela lente da astronomia, como fazemos uma reinterpretação do cosmos através da nossa consciência, da nossa arte, de nós mesmos, do outro, e do meio.

Algumas notas:

  • O projeto é independente, sem qualquer fonte de rendimento externa.

  • Os nossos artigos fazem-se acompanhar de várias fontes, onde poderá ser obtida informação adicional referente aos dados científicos mencionados, proporcionadas por especialistas de cada área.

  • Este projeto tem uma finalidade meramente recreativa; a citação de qualquer conteúdo para finalidades académicas não será da nossa responsabilidade.

  • A marca nacional 'cosmopolita' está legalmente registada pela gestão desta plataforma e todos os conteúdos publicados têm os seus direitos reservados.

Sobre a autoria

Chamo-me Sara e tenho pouco mais de 30 anos. A astronomia acompanha-me desde que o meu irmão me levou à varanda para ver os anéis de Saturno! Desde os 17 anos que tenho andado de um lado para o outro - já vi o céu de umas boas dezenas de países, e em alguns deles deixei-me ficar por mais tempo. Para além das temporadas que passei em Portugal, estudei em França, fiz projetos sociais em Cabo Verde e vivi na Argentina. 

Foi no decorrer das minhas viagens que percebi que estudar astronomia era outra forma de conhecer o mundo. As ciências exactas passaram a ser a minha única constante. 

Comecei a acumular cursos de Astronomia com que me ia cruzando, online e presenciais. Nos últimos 2 anos, leio e escrevo sobre astronomia e astroturismo numa base diária. Hoje, já com as malas desfeitas, decidi criar um projeto sobre viagens à descoberta do Universo, ponteado por curiosidades que nos inspiram a observar as estrelas. Eu estou a cargo da fundação e gestão geral do projeto, enquanto que o meu irmão Luís, uma das mais brilhantes mentes que eu conheço, estará a cargo da secção de notícias.

Sobre o futuro

O projeto cosmopolita ambiciona reunir uma comunidade participativa. Queremos ir em busca de "vida inteligente", curiosa e inquieta, que queira cruzar mais mundos. Qualquer pessoa está apta! Podes começar por te inscrever nesta convocatória no formulário abaixo. Não tenhas receio de spam, só tencionamos enviar emails com grandes novidades, conteúdos inéditos, sorteios ou convites.

Também podes entrar em contacto por aqui.

Sê bem-vindo. É um gosto observar contigo este planeta, outros mundos, a vida, e os nossos céus.

Junta-te à nossa comunidade.

Obrigado! Até breve.

Imagens sobre astronomia, natureza, pessoas e viagens